AEPortugal

Associação Empresarial de Portugal

Domingo, 20 de Outubro de 2019.Visitante

Login Pedido de Informação Imprimir

 

 

AEPortugal

Informação económica

Formação

 

AEP Projetos

 

Feiras

Internacionalização

Qualidade

Ambiente e Energia

S S T

Sistemas de Incentivos

Jurídico

AEP

Apresentação

Breve Historial

Estatutos

Orgãos Sociais 2017 - 2020

Organograma

Estatutos

CSA  -  Conselho Superior
 Associativo

Inscrição em Eventos

Biblioteca AEP On-line

Newsletters AEP

Subscrever Newsletters AEP

Publicações AEP

Recursos Humanos

AEPortugal

SÓCIOS

Admissão

Actualização de Dados

548.000 Maiores Empresas

Económico Digital

CONTACTOS

AEPortugal

FUNDAÇÃO AEP

APCER

CESAE
Católica Porto Business  School
Exponor
Exponor - Brasil
Formação PME
IDIT
Parque - Invest
 
 

 

 

   

 

     Logo facebook

 

 

A E P - Associação Empresarial de Portugal
 

publicações aep - videogramas

 

História Empresarial

 

 

A História da Indústria em Portugal

Co-produção RTP-AEP

2000

Série documental pretende traçar um quadro evolutivo da indústria portuguesa das origens à actualidade, relevando as actividades empresariais e os acontecimentos de maior significado histórico a elas associados, nomeadamente em termos das persistências técnicas, económicas, sociais e mentais que ainda hoje são determinantes no delineamento das estratégias do presente e do futuro.

O conjunto dos seis vídeos, já passados na RTP, prossegue objectivos de ordem pedagógica, procurando dar a conhecer a natureza dos desafios que, tanto no passado quanto no presente, se colocaram e colocam em matéria de desenvolvimento industrial.

Realização: Jorge Campos; Produção: Paulo Tavares e Isabel Soares; Pesquisa e Guionismo: Cristina Susigan; Imagem: Guilherme Costa, Artur Pacifico, Manuel Liberato, Rui Cesar, Pedro Rothes e Paulo Gomes; Edição: Vasco Soares, Pós-producao áudio: Luís Rangel; Sonoplastia: José Gabriel; Locução: Pedro Pinheiro.

Venda. Faça aqui o seu pedido.

 

1.Introdução

Neste primeiro capítulo procura-se responder a pergunta o que é a indústria? e se faz um retrato impressivo das questões que são desenvolvidas nos capítulos subsequentes.

Duração: 35' 17"

 

2. A Idade Média Portuguesa

As actividades produtivas pré­-industriais durante o período que vai da fundação da nacionalidade ao início do período da Expansão. São abordadas as questões respeitantes ao legado Muçulmano, às matérias-primas, à utilização das energias naturais, máquinas medievais e organização do trabalho.

Duração: 35' 02"

 

3. Tempos Modernos

Relato das actividades económicas ligadas às viagens marítimas dos portugueses, nomeadamente a construção naval e actividades complementares, como o têxtil, a moagem e a tanoaria. Aborda as relações de Portugal com o Brasil. Sublinha a importância do ouro brasileiro e chama a atenção para as tentativas de fomento de manufacturas naquele país.

Duração: 35' 02"

 

4. Absolutismo e Liberalismo

Trata das políticas manufactureiras de Pombal e de D. Maria I, relevando-se o papel de empresários como Stephens, Ratton e Verdier e as consequências da independência do Brasil. Trata ainda da introdução da energia a vapor em Portugal, da metalurgia como elemento da civilização industrial, das politicas da Regeneração, das grandes exposições - a primeira das quais foi no Palácio de Cristal do Porto - e do I Inquérito à indústria portuguesa, em 1881.

Duração: 35' 55"

 

5. 1ª República e Estado Novo

Põe em confronto as teses ruralistas e industrialistas, dá conta dos primeiros tempos da industrialização em Portugal, do associativismo patronal e sindical, conta a historia da CUF e de Alfredo da Silva, dos primeiros tempos do consulado de Salazar e da consolidação do Estado Corporativo, evidencia as relações do poder politico e económico num quadro de industrialização condicionada e sublinha as contradições existentes entre os grandes grupos económicos e uma nova geração de empresários que procura furar o bloqueio.

Duração: 38' 03"

 

6. Da Ditadura à Integração Europeia

Completa o percurso do seriado dando conta do final do ciclo do Império e da constituição dos novos grandes grupos económicos, bem como da reconstituição dos antigos, e projecta o lugar da Indústria, no contexto da Integração Europeia e da Globalização.

Duração: 41' 23"

 

A E Portugal : Informação de Rodapé

Design por: www.designarte.pt

Desenvolvido por CESAE: www.cesae.pt

Webmaster: dti@mail.cesae.pt